Revista Pardo

Escola Conde Francisco Matarazzo – 70 anos

Em 2 de janeiro de 1950, o então governador do estado de São Paulo, Ademar de Barros, promulgou a Lei nº 613, que criava escolas ginasiais (nome antigo do ensino fundamental II) nas cidades que tiveram mais de 120 conclusões do curso primário (nome antigo do ensino fundamental I). E Santa Rosa de Viterbo, na época ainda chamada de Icaturama, era uma dessas cidades:

Livro escrito à mão que cita o decreto que criou a Escola Conde.

Então, em 29 de abril de 1952, a Escola Conde Francisco Matarazzo era fundada. Foi uma escola de ginásio até 1969, Santa Rosa ainda não tinha o chamado “colegial”, os alunos tinham que se deslocar para Ribeirão Preto, se quisessem concluir o que hoje chamamos de ensino médio. Somente em 1970 é que a primeira turma do colegial foi formada. Há uma crônica belíssima intitulada Turma de 70, do nosso colunista Edgar Santa Rosa Esteves sobre esse ano, que você lê clicando aqui.

Hoje, a escola Conde é de ensino médio, sendo a única escola pública de ensino médio da cidade. São muitos anos de histórias, que marcaram gerações e continuarão marcando. A Revista Pardo fez um vídeo de homenagem aos 70 anos da escola, publicado no nosso canal no YouTube, que você confere a seguir:

Lilian Queiroz

Lilian Queiroz

Deixe um comentário

Assine para receber todas nossas novidades!