Profissionais de educação da Equipe Multidisciplinar e o Setor de Programas Educacionais do Departamento de Educação da Prefeitura de Santa Rosa de Viterbo participaram, nos dias 03 e 04 de julho, de uma treinamento preparando-os para detectarem sinais de violência em crianças e adolescentes.
Com o nome de “Doutrina da Proteção Integral na Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes no ambiente escolar” , a capacitação foi ministrada pela Doutora Josanete Monteiro Gozzo, Advogada Especialista em Direitos da Criança e do Adolescente.
O objetivo foi fornecer subsídios teóricos e práticos para que os profissionais cumpram a Lei e atuem de maneira especialmente preventiva e proativa, garantindo a proteção integral de nossas Crianças e Adolescentes.
Entre outros temas, o conteúdo programático abordou os Aspectos Legais da Escuta Especializada – Lei Ordinária Federal nº 13.431/2017 e Decreto Federal nº 9.603/ 2018, Modalidades da Escuta Protegida: Escuta Especializada – Depoimento Especial e Revelação Espontânea, A Escuta Especializada: Postura, Acolhida, Proteção e Encaminhamentos, A intimação de integrantes da rede de proteção como testemunhas no Processo Judicial e a Lei nº 14. 344 (Lei Henry Borel), que trata das medidas de proteção a vítima e a testemunha.