Autores e autoras das produções textuais vencedoras da décima edição do Concurso Literário Chico Alencar foram premiados (as) na noite de ontem, em cerimônia realizada no Centro Cultural. O evento, com direito a apresentação especial da Banda Sinfônica de Santa Rosa de Viterbo, reuniu professoras, diretoras de escolas, estudantes e o público em geral num clima de muita alegria e de expectativa para o anúncio das classificações e a entrega dos certificados.
Compondo a mesa de honra estiveram o Prefeito Omar Nagib, a dama Renata Pavan, o Professor, Deputado Federal e Patrono do Concurso, Francisco Rodrigues de Alencar Filho, mais conhecido como Chico Alencar ou Chicória, o Diretor Municipal de Educação, Marcos Ferri, e o Presidente da Fundação Cultural, Fábio Massaro.
O Diretor do Departamento de Cultura, José Paulo Orlando, fez a abertura dos discursos agradecendo os participantes e adiantou a temática para a edição do ano que vem do Concurso, que também passará por mudanças no formato. “Juntamente com o Prefeito elaboramos um novo modelo para o próximo Concurso, que já começa agora. O tema de 2024, assim como o das demais atividades do município, será o Meio Ambiente. É tempo de Renascer. Para isso teremos uma preparação através de seis encontros com escritores da região e também escritores de nível nacional. E depois, em abril ou maio, a gente lança a edição de 2024”.
Na sequência o Prefeito Omar Nagib leu um poema de Manoel de Barros após saudar o público presente e cumprimentar o patrono do Concurso. Aproveitando o anúncio da temática da edição do ano que vem, também anunciou recurso aprovado pela FEHIDRO para recuperação e conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos no município. “Chico Alencar nos dá muita honra de ter dado o nome pra esse Concurso. E por falar em Meio Ambiente, que será o tema do ano que vem, também temos o Programa de Educação Ambiental que devemos iniciar agora no segundo semestre. E tenho a honra de dizer que nós conseguimos um financiamento junto ao Estado no valor de cento e cinquenta mil reais para fazer um projeto, que vai ser o plano diretor para a restauração ecológica das nossas bacias hidrográficas ”.
Com a palavra Chico Alencar citou a contribuição dos escritores santa-rosenses para a literatura e a história local, recitou um poema do saudoso José Lemos, leu uma mensagem enviada pelo jornalista Heraldo Pereira, destacou a importância da Educação, falou sobre o concurso que lhe homenageia e aprovou a escolha do tema para a edição do ano que vem. “Poder estudar nesse país onde ainda há tanta exclusão, tanta barreira, tanta precariedade no ensino público é um privilégio. Poder ler, escrever e contar nos compromete com os outros, não é só com a gente. Cada privilégio que a gente recebe tem que transformar em dádiva. Quem muito recebeu, muito será exigido. Portanto, todo mundo que aqui escreve e pode ler tem esse compromisso. Quem se dedica a estudar, a conhecer o mundo e a vida, a ler e a perceber a realidade tá sempre antenado com o seu tempo. Já o prêmio, quero dizer que é o maior elogio que eu recebi aqui. Eu acho que isso tudo nos constitui, nos ajuda a prosseguir. Sempre que eu puder, enquanto puder, eu quero estar aqui. Sobre o tema do ano que vem é muito importante. Santa Rosa tem que ser exemplo e pode ser um exemplo de cuidado com a vida, de cuidado com o Meio Ambiente”.
A edição deste ano do Concurso Literário Chico Alencar teve tema livre e os textos vencedores serão compilados em um livro que será disponibilizado no mês de setembro, durante as festividades do aniversário do município.
No geral foram 162 redações inscritas. O corpo de jurados foi composto por Neuza Vital Passoni, Luciana Furtado, Julio Pironi e o Marcelo Melloni para o voto de desempate.
De acordo com a Chefe do Setor de Cultura, Clélia Zanardo, as redações foram enviadas para os jurados com os pseudônimos de seus respectivos autores e autoras. Além da premiação prevista no regulamento, cada vencedor (a) também ganhou um curso da Faculdade Anhanguera e brinde da empresa Paparico.
Vencedores da 10° concurso literário Chico Alencar- 2023 –
CATEGORIA 1- 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL-
3° LUGAR- LUCAS GABRIEL GOMES DOBRAS- EMEF PROF JOSÉ ROBERTO COSTA BRUNO -24,4-
2° LUGAR- GABRIEL DIMAS CRISPIM TEIXEIRA- EMEF PROF JOSÉ ROBERTO COSTA BRUNO- 25,5
1° LUGAR- MATEUS MIRANDA TITARELLI- EMEF JOSÉ ROBERTO COSTA BRUNO – 27
CATEGORIA 2: 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL:
3° LUGAR-MAJORY ANDREY ANDRADE- EE VERGÍNIO MELLONI 25
2° LUGAR-MANOELA FIOROTO PASTI- INSTITUTO EDUCACIONAL MILÊNIO – COC -25
1° LUGAR-LARA BORGES SANTOS- EE VERGÉNIO MELLONI -25,5
CATEGORIA 3: 8º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
3° LUGAR-SOFIA GONÇALVES TOBIAS- EE VERGÍNIO MELONI -25,5
2° LUGAR-PEDRO HENRIQUE BARBOZA- INSTITUTO EDUCACIONAL MILÊNIO COC -26,3
1° LUGAR- LAIS EMNUELLY BRITO- EE TEÓFILO SIQUEIRA 26,5
CATEGORIA 4: ENSINO MÉDIO
3° LUGAR- HELOA MURARI- INSTITUTO EDUCACIONAL MILÊNIO COC- 25
2° LUGAR-RAICA RIBEIRO DO NASCIMENTO CHIQUITO- EE CONDE FRANCISCO MATARAZZO -26
1° LUGAR-MARIA CLARA CONCEIÇÃO- EE CONDE FRANCISCO MATARAZZO- 29
CATEGORIA 5: CATEGORIA LIVRE
3° LUGAR- SANDRA SALVIATO TERRA- 25.3
2° LUGAR- ELIZÂNGELA APARECIDA ARAUJO- 25.8
1° LUGAR- TAIS ESPERANÇA BASSO BARBOZA -26
Sobre Chico Alencar
Chico Alencar é professor de História, mestre e doutorando em Educação e tem 35 livros publicados. Em 2022 foi eleito para seu 5° mandato como deputado federal, graças ao voto de 115.023 eleitores e eleitoras do Rio de Janeiro. Teve votos nos 93 municípios do estado.
Oriundo dos movimentos sociais, acumula mais de 30 anos de experiência na política institucional, tendo sido candidato à presidência da Câmara dos Deputados em 2011, 2013, 2015 e novamente em 2023.
Ganhou várias vezes o prêmio de “melhor deputado” em votação no site Congresso em Foco e foi escolhido por jornalistas o parlamentar mais atuante do Brasil.
Nas eleições municipais de 2020, foi o quinto vereador mais votado da cidade do Rio, totalizando 49.422 votos.