Junho é um mês marcado pelas comemorações do Orgulho LGBTQIA+ no mundo todo. Apesar da sigla ser extensa, a reivindicação aqui é uma só: respeito. No Brasil, a cada trinta e duas horas uma pessoa LGBTQIA+ é assassinada, segundo aponta dados de 2022 coletados junto ao Ministério dos Direitos Humanos, em Brasília.
Esses assassinatos em sua totalidade são causados pelo preconceito, unicamente! Vejo que ainda falta falarmos muito sobre o tema e creio que a maneira mais eficaz pra que esse diálogo aconteça é mostrar o processo de uma pessoa LGBTQIA+. Desde sua própria aceitação até a busca de respeito dentro da família e da sociedade.
Então, hoje, trago a parte de 1 de indicações de filmes para que haja uma melhor compreensão do que buscamos.
Me Chame Pelo Seu Nome (Amazon Prime/Paramount+)
Aqui falamos sobre um amor de verão. Elio é um menino na flor da idade, buscando através do seu verão preguiçoso uma maneira de se sentir vivo. Seu pai que é um professor, recebe um estagiário, o americano Oliver. Elio busca entender seu sentimento sobre esse americano intimidador que arranca olhares de todos, então ele acaba acompanhando Oliver pelos vilarejos e rios. O que intriga o garoto é não entender o que sente, se é inveja, se é admiração ou se é paixão. Aos poucos ambos vão se conectando, mas nem tudo é um mar de flores. Esse filme carrega muita paixão e finaliza com um coração partido, mas que ama ainda mais.
A Garota Dinamarquesa (Amazon Prime/Lionsgate+)
Lili é uma mulher que nasceu no corpo errado, mas isso nunca foi muito claro pra ela. Na verdade, vivendo ainda no corpo de um homem como Einar e sendo um pintor, ele vai descobrindo sua feminilidade junto a esposa, que também é pintora. Lili, antes de transicionar, começa de brincadeira a pousar para os quadros de sua esposa e nesses momentos ele mostrava sua essência. Lili foi a primeira mulher do mundo a realizar a circuncisão e, apesar de correr todos os riscos, esse processo trouxe sua cura interna, mesmo que sacrificando sua vida.
Claro que há um universo imenso de filmes com esse tema e na parte 2 vou trazer mais algumas indicações pra vocês, fiquem ligados!