Depois de 3 anos de hiato, devido à pandemia da Covid-19, a Quermesse da Santo Antonio, a mais tradicional da cidade, voltará a ser realizada. No entanto, a tradição não prevaleceu na escolha do local. A quermesse será realizada no Espaço Mogiana. A Festa acontece de 8 a 13 de junho.
Segundo publicação da Paróquia de Santa Rosa no Facebook, a escolha do novo local se deve ao novo local ser “mais otimizado, mais amplo e seguro para todos”.
Edit: José Paulo Orlando, secretário de cultura e turismo, pelas redes sociais assim se manifestou:
Para os que estão criticando a Paróquia, por causa da mudança de local da quermesse, e não sabem o motivo:
– Senso de responsabilidade do Conselho Paroquial e do Pároco.
– Novas exigências físicas e legais para com a organização de eventos e afins.
– Falta de mão de obra humana.
– Falta de compromisso da nova geração para com a comunidade.
– Falta de empatia para com os deveres paroquiais.
– Falta do compromisso cristão.
– Falta do senso de pertença para com a comunidade que eu faço parte.
A paróquia também não queria que a quermesse mudasse, o cônego muito menos, mas ainda temos a sorte da quermesse acontecer, nessas circunstâncias, porque tem senhoras doentes, homens idosos que ainda trabalham enquanto os “desinformados” perdem tempo criticando sem ao menos se oferecer para “fritar um salgado”.
Opinião da Revista Pardo: o Centro de Santa Rosa de Viterbo está sendo esquecido. A quermesse perdeu a sua mais importante caracterização: a Igreja Santo Antonio. Tenho certeza de que será uma grande festa no novo local, mas não foi a melhor decisão, ainda que tenha sido com base em critérios lógicos, conforme divulgado em redes sociais, após repercussão negativa. Que nos próximos anos, volte ao seu lugar de origem, de onde nunca deveria ter saído.