Quando se fala em saúde mental e psiquiatria, ainda há muitos mitos e desinformação sobre o assunto. Quebrar os tabus relacionados ao tema é fundamental no processo de conscientização e importância dos cuidados com as nossas emoções. Então, eu vou esclarecer alguns dos principais mitos sobre saúde mental e psiquiatria:
1º – Transtorno mental é sinônimo de loucura
O termo “transtorno mental” carrega uma série de tabus, no entanto, ele não deve ser associado à loucura ou à fraqueza pessoal. Significa apenas que a pessoa tem uma doença psiquiátrica.
2º – Só devo ir ao médico em casos graves
Quanto antes um problema emocional ou transtorno for identificado, diagnosticado e tratado, maiores as chances de obter uma melhora significativa e obter qualidade de vida. Busque ajuda o quanto antes!
3º – Não devo falar sobre meu sofrimento, ninguém entende
por receio do julgamento, acabamos nos calando, pensando que o outro não irá nos compreender. No entanto, compartilhar seus sentimentos e dores com pessoas da sua confiança, pode fazer toda a diferença.
4º – O médico sempre prescreve remédios
Outro mito muito comum é o de que os médicos sempre prescrevem medicamentos. Mas isso irá variar conforme a necessidade de cada paciente. O objetivo é auxiliar no bem-estar, só que não é uma regra a prescrição.
5º – Os remédios irão me viciar
Quando prescrito por um médico, nas doses adequadas, os medicamentos não causam dependência química. A medicina evoluiu muito ao longo dos anos, com medicamentos ainda mais eficientes que não causam vícios ou a sensação de estar “dopado”.