Olá, galera linda do pedal! No dia 25 de setembro, domingo, foi realizado o Passeio Ciclístico Adetur Etapa Santa Rosa de Viterbo – SP. Nesse evento, vieram ciclistas das cidades que fazem parte desse grande Projeto do Turismo Regional, que adoram nossa cidade pela receptividade e de fácil amizade, junto com os Amigos dos Pretos da Martinha e dos Três Bandeirantes.
Como combinado, a saída foi pontual rumo ao Distrito de Nhumirim. Pegamos as Estradas Rurais, passando na Palha Grande e Cachoeira dos Nove e subindo o novo traçado, passando perto do sítio do amigo Carlinhos Canivete e Pedro Tittarelli. Seguindo em frente, Tuniquinho e Serra dos Garcia ou Serrinha para uns, ou Serra do Tirisco, pelo escritor Chico Alencar.
Ali, do lado direito, tem uma cruz marcando onde morreu um amigo.
Como sempre, acompanho os pedais, e dessa vez trouxe comigo os amigos Mestre Bigode e sua esposa Isabel para curtir um pouco a Natureza. Sempre escolho lugares estratégicos para fazer umas fotos lindas, com possibilidade de alguns imprevistos. Ali, ao pé da Serrinha, armei meu tripé para filmar ao vivo essa aventura e com a câmera tirar fotos em movimento, que mesmo numa curva perigosa, a galera desceu a uns 50 km/h.
Assim que passou o Cata Jeca, fomos atrás do comboio das bikes até o Ninho do Dinossauro, onde foi feito uma seção de fotos e logo partimos para a próxima parada, antes passando pela Cerâmica Humaitá e depois na Pedra de Fogo, Parque Suíno e Rotatória da Fazenda Amália e no Cartão Postal a bela Ponte de Ferro da Mogiana na divisa dos Municípios de Santa Rosa de Viterbo-SP e Cajuru-SP.
Fomos até a Hidrelétrica da Itaipava, mais um ponto de apoio e mais fotos. Retornamos pra casa, mas antes eu e meus amigos caronas Bigode e Dona Isabel subimos pela Porteira Amarela e chegamos até a Igrejinha da Itaipava, depois Bananas de Pijamas, e alcançamos os bikers no terceiro ponto de apoio nas Mangueiras da Fazendinha.
Dali seguimos para o Campo de Aviação, Aterro do Bagaço, Bravo e Chácara dos Faveiro voltando sentido Jardim Paloma e Posto Estrela Azul. Ao chegar em casa, fui editar as fotos e revisar os vídeos e notei um ciclista com uma bike antiga, que também estava com roupas impróprias para prática desse esporte. Ele desceu e subiu quase no mesmo instante indo de encontro com os ciclistas que desciam muito rápido e sem ser atropelado!
Aí me lembrei do ciclista que foi encontrado morto ali do lado direito da subida perto da Placa do Tirisco…
Por Pofi.
Qualquer semelhança com a vida real é pura coincidência.