Um incêndio de grandes proporções atingiu, na quinta (18), a Estação Experimental de São Simão e um trecho da Estação Ecológica de Santa Maria. Ao todo, a Fundação Florestal estima que foram queimados 447 hectares da Estação Experimental, também conhecida como Horto Florestal, e 10 hectares da Estação Ecológica Santa Maria.
O fogo começou em Cravinhos (SP), atravessou a Rodovia Anhanguera, e chegou até as áreas protegidas do município de São Simão (SP) por volta das 15hrs, por conta de um cenário de um vento forte, atípico, pulou os aceiros da Unidade e adentrou a Estação Experimental. A Estação Experimental de São Simão é uma área de produção florestal, com um remanescente de pinus e uma parte do Bioma de Cerrado em regeneração.
O fogo foi controlado na noite de quinta-feira, às 23 horas, e as equipes estão monitorando a área e manejando pontos ainda em risco.
“Haveria risco se o fogo tivesse pulado os aceiros e atingisse a maior parte da Estação Ecológica Santa Maria, trazendo risco para as famílias do assentamento Mário Covas, ao lado, o que não aconteceu.” esclareceu Maico Porto, do departamento de meio ambiente da cidade
A ação contou com 16 funcionários da Fundação Florestal, entre Gestores e Bombeiros Civis, 07 caminhonetes da Fundação Florestal com conjunto moto-bomba, 01 caminhão Pipa da também da fundação, 01 trator com tanque, 02 Veículos 4×4 da Vigilância. Além do apoio da Defesa Civil Municipal, com 02 caminhões Pipa e 01 caminhonete em uma equipe de 6 pessoas e do Corpo de Bombeiros com 01 ABF, 02 Caminhonetes e 07 Bombeiros.