Revista Pardo

São Simão recebe o Projeto Caminhos do Trem

Na noite de 20 de julho, recebemos na estação de Bento Quirino o Projeto Caminhos do Trem, idealizado e realizado pelo Sesc Ribeirão Preto. O projeto traz uma série de quatro documentários, que buscam resgatar histórias e lugares, percorrendo as antigas estações ferroviárias de Ribeirão Preto, Brodowski, São Simão e Santa Rita do Passa Quatro.

As histórias narradas, vindas da tradição oral colhidas pelo historiador Sérgio Luiz de Souza em seu livro “(Re)vivências negras – práticas culturais e territórios negros em Ribeirão, convidam o público a refletir a partir de perspectivas diversas, mas principalmente a partir da perspectiva  do negro, que devotou sua inteligência e força de trabalho na construção da história de nossa região, e tiveram seus nomes omitidos dos livros oficiais, dos nomes de ruas, praças e monumentos, e hoje contam com a força da tradição oral para não deixar que as novas gerações repitam o apagamento da importância de suas existências.

A cidade de São Simão agradece ao SESC Ribeirão e a toda a equipe envolvida, pelo privilégio de termos sidos convidados a fazer parte deste projeto tão importante para o surgimento de uma nova consciência. No terceiro episódio da série, intitulado “Estação São Simão / Bento Quirino – Coisa de Preto, dia de branco”, contamos com a participação de nossos conterrâneos Luciano Geraldo e Luiz Renato da Silva, contando suas vivências como funcionários da ferrovia.

A séria completa pode ser acompanhada pelo canal no YouTube do Sesc Ribeirão

Texto por: Ana Letícia Brunelli Morais

Foto destaque da matéria: Maico Porto

Lilian Queiroz

Lilian Queiroz

Deixe um comentário

Assine para receber todas nossas novidades!