Cajuru deu início na tarde do dia 6 de junho ao “Projeto de Fortalecimento do Planejamento Familiar no Município”, com uma apresentação para profissionais da área da saúde e autoridades.
O projeto prevê o método contraceptivo através do IMPLANON – método contraceptivo de longa duração que se dá através de implante subcutâneo, com duração de 3 anos.
“O método é o mais confiável entre os existentes, com falha de apenas 0,05% e equivale a 1 pílula anticoncepcional diária.” diz a publicação da Secretaria de Saúde no Facebook
Na região, somente o Hospital das Clínicas utiliza esse método, o que torna Cajuru pioneira entre as cidades do entorno. O custo de cada aplicação é, em média, R$ 900,00, se fosse comprado em farmácias, mas o projeto prevê a implatação de forma gratuita para mulheres em vulnerabilidade social ou que se enquadrem nos seguintes critérios:
1) Transtorno de Saúde Mental (segmento de Saúde Mental)
2) Dependentes Químicas (álcool e outras drogas)
3) Moradoras de Rua
4) Multíparas (3 filhos ou mais)
5) Adolescentes de 12 a 17 anos, que já tenham 1 filho (com autorização dos pais)
“Importante ressaltar que o implante será acompanhado por médico ginecologista, que irá explicar o método e acompanhar a paciente. O RESPEITO pela opção da paciente será primordial para o implante. Só serão realizados com o total conhecimento e consentimento da mulher!” continua a publicação.
A explanação foi feita pela Secretária de Saúde Geovana Biaggi e pela médica Dra. Carolina Beil e a primeira fase do projeto prevê de 500 a 700 implantes.