Revista Pardo

Governo implementa serviço de assinatura digital gratuita

O Governo Federal implementou o serviço de assinatura digital gratuita por meio da plataforma GOV.BR.

O que é?

assinatura eletrônica permite que você assine um documento em meio digital a partir da sua conta gov.br. O documento com a assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física e é regulamentado pelo Decreto Nº 10.543, de 13/11/2020.

Quem pode utilizar esse serviço?

Qualquer cidadão com uma conta gov.br prata ou ouro (contas bronze não podem utilizar o serviço).

Para utilizar o serviço da assinatura digital, o solicitante precisa ter uma conta gov.br validada por uma das opções abaixo:

  • Reconhecimento facial realizado pelo aplicativo gov.br (baixar aqui);
  • Bancos credenciados;
  • Certificado digital.

Verifique aqui se sua conta gov.br possui a validação necessária para utilizar a assinatura digital.

Etapas para realização deste serviço

Acessar o Portal de Assinatura Eletrônica utilizando a sua conta gov.br

Para mais informações acesse o tutorial de etapas na página temática da Assinatura Eletrônica.

Caso você não tenha uma conta gov.br, acesse o portal gov.br e crie uma conta “prata” ou “ouro” (saiba mais).

Quanto tempo leva?

Atendimento imediato

Informações adicionais ao tempo estimado

Este serviço é gratuito para o cidadão.

Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

Não possui pois trata-se de auto-serviço digital.

Caso o cidadão tenha necessidade de informações adicionais pode acessar a página temática da Assinatura Digital.

Para maiores informações sobre a conta govbr acesse as perguntas frequentes do Login Único.

Lilian Queiroz

Lilian Queiroz

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