Otávio José Conceição tem 17 anos e acaba de ser aprovado em primeira chamada para cursar Farmácia na melhor universidade do país, a Universidade de São Paulo – USP. O momento da escolha da profissão a ser seguida é muito importante na vida dos jovens, além disso, há a disputa acirrada do vestibular. Otávio, por exemplo, teve que “desbancar” outros 5 candidatos para ficar com a vaga. E Otávio vem de escola pública. A USP tem trabalhado para aumentar o ingresso de alunos advindos da rede pública de ensino, mas esse percentual ainda é desigual. A Revista Pardo conversou um pouco com o futuro farmacêutico para saber mais sobre sua trajetória.
“Sempre fui aluno da rede pública de ensino. Além do Conde, para minha aprovação, contei muito com a ajuda de cursinhos populares da USP-RP, são cursinhos gratuitos, ministrados por alunos voluntários, que se dispõem a ajudar estudantes, do ensino público e de baixa renda, a ingressarem no ensino superior. Lá eu tinha aulas durante o período da noite, de maneira remota, e durante os períodos da manhã e da tarde eu procurava focar em exercícios de vestibulares anteriores, prática de redações, atividades escolares e revisões para consolidar o que eu tinha aprendido nas aulas.”
Otávio disse que escolheu fazer Farmácia porque sempre gostou muito de química, biologia e física.
“Desde o ensino fundamental quero muito me tornar cientista. Uma coisa que só complementou essa minha admiração pela disciplina de química foi o curso técnico em química que realizei na Escola Municipal Geraldo Magela Ribeiro, ali, mesmo realizando o curso online, devido a pandemia, eu procurava aprender o máximo das disciplinas, que por sua vez me ajudou muito nos vestibulares também, principalmente por ter química como disciplina específica na segunda fase do vestibular da FUVEST.”
Por querer se tornar um cientista, o foco de Otávio sempre foi a USP:
“Além da alta qualidade de ensino e de ser a melhor do páis, a Universidade de São Paulo (USP) possibilita um grande campo na carreira de pesquisador, que sempre foi o meu objetivo.”
E como foi ver seu nome na lista dos aprovados em primeira chamada?
“No dia 11 de fevereiro tive uma das surpresas mais felizes da minha vida: encontrar meu nome na lista dos aprovados na primeira chamada da universidade que eu mais queria e no curso que eu planejava. Foi muito gratificante e me gerou um sentimento de que nada foi em vão, todo o esforço valeu a pena, continuar estudando mesmo com 2 anos de pandemia não foi fácil, ainda mais conciliar, ao mesmo tempo, ensino médio, cursinho e curso técnico durante o meu 2º e 3º ano do ensino médio, mas hoje vejo que tudo valeu a pena.”
A diretora da Escola Estadual Conde Francisco Matarazzo, Simone Silva, fez uma homenagem a Otávio nas redes sociais:
“Quero parabenizar nosso aluno da Escola Conde Francisco Matarazzo, Otávio José Conceição pela Aprovação no Curso de Farmácia da USP- RP e ter obtido nota 920 na Redação do ENEM!! Vale toda dedicação de toda minha Equipe Conde!! Parabéns Otávio!!!”
Parabéns, Otávio, por sua trajetória. Você vai longe!