Dezembro traz a “chuva de estrelas” mais brilhante de 2021, prevista para o dia 13/12, na madrugada de segunda-feira, e que se estenderá até terça, 14.
Elas são provocadas pelos rastros de um asteróide. Os meteoros Geminídios farão, segundo os especialistas, o espetáculo mais ativo e com efeito colorido de 2021. Só torça para fazer tempo bom onde você está! Com o céu claro, e a luz da lua em fase de cheia será possível facilmente localizar de qualquer ponto do planeta 50 ou mais meteoros por hora.
Previsões otimistas
Além do brilho e da intensa atividade, os astrônomos também estão apostando numa explosão de estrelas com até 100 meteoros por hora e um pico de 120 estrelas cadentes. A melhor hora para ver bolas de fogo voando pelo céu? Na hora mais escura, isto é, pouco antes do amanhecer. Para saber quando o melhor horário de exibição E exatamente onde você mora, acesse TimeandDate.com para dados específicos.
Asteróide
De acordo com a NASA , essas estrelas cadentes são “causadas por uma torrente de destroços deixada pelo asteróide 3200 Phaethon.
“Quando a Terra passa pelos rastros de poeira deixados pelo 3.200 Phaethon, vemos a chuva de meteoros Geminídeos. A poeira (meteoróides) queima na atmosfera da Terra criando estes meteoros.”
Visível em todo o mundo, embora seja visto de forma mais impressionante no hemisfério norte, não há necessidade de olhar em uma direção específica para detectar essas partículas de poeira em chamas.
Cores
Como os geminídeos são muito brilhantes, muitas pessoas dizem que esses meteoros mostram cores. Esteja atento para as estrelas cadentes que aparecem em amarelo, verde e azul conforme você olha – e diga-nos quais tons você vê.
Fonte e texto: Só Notícia Boa
Imagem destaque da matéria: Canva