Uma invenção usada muito a contragosto por muitas pessoas com 40 anos de idade ou mais, os óculos de leitura, pode estar com seus dias contados. Para resolver o problema da visão embaçada de perto (o famosos “braço curto”), a chamada presbiopia, que afeta somente nos EUA mais de 128 milhões de indivíduos, foi lançado na última quinta-feira (9) um colírio chamado Vuity, que simplesmente acaba com o problema da visão turva relacionada à idade.
Já aprovado pela Food and Drug Administratio (FDA), a agência norte-americana reguladora de alimentos, cosméticos e equipamentos médicos em outubro, o Vuity é uma solução oftálmica de cloridrato de pilocarpina 1,25%, apresentado como o primeiro colírio eficaz contra a presbiopia causada pela idade. De acordo com as fabricantes americanas, AbbVie e sua subsidiária Allergan, o novo colírio melhora a visão de perto sem alterar a visão de longe.
Como funciona o Vuity?
De acordo com o líder do estudo que criou o Vuity, o médico George Waring, o medicamento usa a capacidade natural do olho para reduzir o tamanho da pupila, função que se reduz na maioria das pessoas após os 40 anos.
Este é o “segredo” do Vuity: “Reduzir o tamanho da pupila expande a profundidade de campo ou a profundidade de foco, e isso permite que você foque em diferentes intervalos naturalmente”, explica o oftalmologista.
De acordo com o ensaio clínico feito com 750 participantes para testar a nova droga, o efeito do colírio começa em apenas 15 minutos. Os fabricantes afirmam que uma única gota em cada olho proporciona uma visão mais nítida por períodos de seis a dez horas. Um suprimento de Vuity para 30 dias custa cerca de US$80 (aproximadamente R$450 em cotação atual), conforme informado pelo porta-voz da empresa à CBS. A droga funciona melhor em pessoas de 40 a 55 anos.
Fonte e texto: Techmundo