Revista Pardo

Brasileiros ganharam 6,5kg na pandemia, em média

O Brasil ocupa o 1º lugar no ranking mundial de ganho de peso durante a pandemia. 52% dos brasileiros declararam ter aumentado de peso desde o início da disseminação da Covid-19 no país. Na média global, pouco menos de 1 em cada 3 entrevistados (31%) engordou durante o período.

Logo atrás do Brasil, os países que mais lidaram com os quilos extras foram o Chile (51%) e a Turquia (42%). Em contrapartida, os asiáticos China (6%), Hong Kong (9%) e Malásia (19%) foram os que melhor conseguiram manter a forma. Entre as pessoas que engordaram, considerando todas as nações, o aumento de peso médio foi de 6,1 kg.

A combinação de rotina alterada, ansiedade, reclusão e finanças incertas, aliada ao trabalho em casa (com lanchinhos ao alcance da mão o tempo todo), resultou em mais um fenômeno a ser na vasta conta dos efeitos pandêmicos: o aumento dos distúrbios de alimentação. Além disso, com o aumento do sedentarismo no período, ações menos saudáveis, como o consumo de álcool, também aumentaram.

No Brasil, 14% afirmaram estar bebendo mais, e 11% estão bebendo menos. Ainda assim, mais pessoas deixaram de fumar do que aderiram ao fumo: enquanto 3% largaram o cigarro, 2% adquiriram o hábito. A pesquisa on-line foi realizada com 22.008 entrevistados, com idades entre 16 e 74 anos, de 30 países. Os dados foram colhidos de 23 de outubro de 2020 a 06 de novembro de 2020 e a margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais.

 

Com informações de Veja e Ipsos

Imagem destacada da matéria: Canva

 

Lilian Queiroz

Lilian Queiroz

Deixe um comentário

Assine para receber todas nossas novidades!