Revista Pardo

Proteína que impede evolução do câncer de próstata é descoberta nos EUA

Cientistas dos Estados Unidos descobriram uma proteína capaz de impedir a evolução do câncer de próstata.

O novo estudo foi feito na Escola de Medicina da Universidade de Washington e identificou uma molécula de RNA que não deixa os tumores do câncer de próstata crescerem. Os cientistas descobriram que ele desenvolve maneiras de desligar essa molécula, a proteína de RNA, para permitir seu crescimento. O novo tratamento restaura o RNA e abre caminho para novos tratamentos.O estudo foi publicado na Cancer Research, da American Association for Cancer Research, na última sexta, 5.

Resistência a terapias

Quando os cientistas implantaram em ratos amostras de tumor de próstata humano, o novo tratamento restaurou o chamado RNA longo, que se mostrou eficiente para aqueles que tem resistência às terapias hormonais.

“As drogas que temos para tratar o câncer de próstata são eficazes inicialmente, mas a maioria dos pacientes começa a desenvolver resistência e as drogas geralmente param de funcionar depois de um ou dois anos”, disse o autor sênior Nupam P. Mahajan, PhD, professor de cirurgia.

Cerca de um em cada 8 homens terá câncer de próstata, o que faz com que seja o tipo de câncer mais comuns à população masculina. Por isso a importância da conscientização da prevenção, o Novembro Azul.

 

Texto de Andre Fassina, Só Notícia Boa

 

Imagem destaque:  o receptor de andrógeno do câncer de próstata é mostrado em vermelho escuro – Foto: Escola de Medicina da Universidade de St Louis

 

Lilian Queiroz

Lilian Queiroz

Deixe um comentário

Assine para receber todas nossas novidades!