A imagem emocionante de um refugiado sírio e seu filho com má-formação congênita foi a escolhida como foto do ano no concurso de fotografia Siena International Photo Awards (SIPA) em 2021.
O fotógrafo turco Mehamet Aslan retratou um pai que perdeu uma perna durante a guerra da Síria segurando com alegria seu filho que nasceu sem os membros superiores e inferiores. Ele capturou a cena no distrito de Reyhanli, na província turca de Hatay, na fronteira com a Síria.
Munzir perdeu a perna direita quando uma bomba foi lançada enquanto ele caminhava por um bazar em Idlib, na Síria. Seu filho Mustafá nasceu sem membros inferiores ou superiores devido à uma doença congênita causada pelos medicamentos que sua mãe, Zeynep, teve de tomar após adoecer devido ao gás venenoso liberado durante a guerra na Síria.
Mustafá precisará de próteses eletrônicas especiais no futuro que, infelizmente, ainda não estão disponíveis na Turquia.
“Fiquei profundamente comovido com esta imagem. Em um piscar de olhos, ele combina a tragédia do destino e da guerra com um momento de amor, ternura e alegria. A fotografia é a prova da invencibilidade da alegria e do amor.” — Andreas Trampe, editor de imagens e membro do júri.
Com informações de Media Talks Uol